Cirurgia plástica nas orelhas é muito procurada para minimizar as orelhas salientes, conhecidas como orelhas de abano. A otoplastia também pode reduzir orelhas muito grandes, corrigir deformidades, alterar forma, posição e proporção para uma aparência mais natural, conferindo equilíbrio e harmonia entre orelhas e rosto.
O procedimento de cirurgia plástica para orelhas é realizado com anestesia geral ou local com sedação. As incisões para otoplastia são geralmente feitas atrás da orelha. No caso do tratamento para orelhas de abano, o objetivo é criar ou aumentar o anti-hélice, apenas dentro da borda da orelha e reduzir a cartilagem da concha, a concavidade maior e mais profunda do ouvido externo. Na parte interna, uma sutura não removível é usada para criar e fixar a cartilagem recém moldada.
A nova aparência pode ser observada logo após a retirada dos curativos que sustentam o novo formato. O paciente pode voltar para casa assim que recuperar sua consciência e estiver com os sinais vitais estabilizados. Somente o médico poderá dizer quando as ataduras deverão ser removidas. Caso contrário há risco de perda de parte da correção e eventual necessidade de nova cirurgia.
É importante conter a ansiedade e obedecer as orientações do médico tanto no pré quanto no pós-operatório. Os objetivos da cirurgia plástica, tanto estética quanto reparadora estão ligados não apenas à aparência mas principalmente à autoestima e ao bem-estar, fundamentais para o equilíbrio psicológico e o bom desempenho das tarefas de rotina. Ao escolher um cirurgião plástico, lembre-se de que a experiência do profissional e seu bom relacionamento com ele são tão importantes quanto o custo final da cirurgia.