Lipoaspiração

Redução da gordura localizada

Lipoaspiração

Plástica para gordura localizada

Lipoaspiração é uma cirurgia plástica para redução da gordura localizada mais realizadas no mundo. De acordo com dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), somente no Brasil em 2014 foram realizadas 217.606 lipos, dado inferior somente ao registrado nos EUA. Indicada para diminuir medidas em pontos específicos do corpo, a lipoaspiração não é destinada para casos de obesidade ou de perdas expressivas de peso.

Criada pelo francês Yves Gerard Illouz, há quase 40 anos, a cirurgia pode aliviar o acúmulo de gordura no abdômen, coxas, nádegas, pescoço, porção posterior dos braços, entre outros. Eficaz na remoção da gordura localizada, o procedimento não é definitivo. A manutenção das novas medidas depende de uma dieta equilibrada e da realização de exercícios físicos periódicos.

Após a aplicação da anestesia, que pode ser local, local com sedação, peridural ou geral, o médico injetará uma solução contendo lidocaína, soro fisiológico e epinefrina para diluir a gordura e reduzir a perda sanguínea. Em seguida o excesso de gordura é aspirado com o auxílio de uma cânula, uma agulha sem ponta, que deixa cicatrizes bastante discretas. A cirurgia de lipoaspiração pode durar de uma a cinco horas dependendo do tamanho da área a ser aspirada. O tempo de internação é de 12h a 24h.

Se houver flacidez significativa o médico poderá retirar o excesso de pele no mesmo procedimento. Caso o contrário, sessões de radiofrequência podem ser indicadas. Durante o pós-operatório será necessário utilizar uma cinta elástica para ajudar na sustentação, diminuir o inchaço e acelerar a cicatrização. Aplicações de ultrassom e drenagem linfática também podem ser recomendadas para aliviar edemas e equimoses. O tempo de repouso varia entre dois e dez dias, sendo necessário cerca de um mês para realizar um esforço físico maior. As modificações na aparência são notadas gradualmente ficando totalmente visíveis somente após seis meses.

Todos os procedimentos cirúrgicos oferecidos por médicos da Clínica Leger são realizados em ambiente hospitalar. É obrigatório o comparecimento à Clínica para avaliação antes do agendamento da cirurgia. Durante a consulta o médico estará a disposição para ouvir as queixas e tirar todas as dúvidas. Na ocasião serão avaliados o aspecto físico e o histórico clínico do paciente para indicar ou não a lipoaspiração. Se for recomendada, o médico definirá o preço da lipo, do contrário, poderão ser indicadas alternativas.

A cirurgia de lipoaspiração pode demandar um considerável tempo de recuperação e o afastamento das atividades, o que leva muitas pessoas a procurarem tratamentos não invasivos da gordura localizada, como a criolipólise. Esta tecnologia congela a gordura localizada dentro de uma ponteira a vácuo provocando o enrijecendo e quebra do tecido adiposo em pequenas partículas que serão facilmente eliminadas pelo sistema linfático. O tratamento dura em torno de uma hora e permite o retorno das atividades no mesmo dia, saiba mais.